Eu gravei um vídeo sobre o assunto e coloco de maneira bem clara e direta quais são as principais ações básicas necessárias para fazer SEO no Youtube. Mas é um trabalho de longo prazo e muito mais completo que parece ser.
Eu sou Paulo Sebin, analista de SEO desde 2010, palestrante e sócio da agência K2 e apresento a seguir vídeo e conteúdo complementar para te esclarecer o que é SEO para Youtube e como otimizar minimamente os vídeos do seu negócio e assim impactar audiência qualificada para gerar leads.
Assista ao vídeo sobre SEO para Youtube
Caso o vídeo não carregue, consulte sobre SEO para Youtube direto aqui.
Dica 1 e a mais incrível: cite palavras-chave na gravação do vídeo
Quando você sobre um vídeo no Youtube, repare que algumas horas depois, a plataforma gera automaticamente uma legenda em Português e às vezes até tenta traduzir tudo o que você disse no vídeo para diversas outras línguas. Mas como isso é possível?
Muito simples. Da mesma forma quando fazemos uma busca por voz no aplicativo Google ou aciona aplicativos para escrever conteúdos de acordo com o que falamos, o Youtube consegue interpretar em texto quase tudo o que dito no vídeo.
Para posicionar vídeo no Youtube, a plataforma precisa entender as relações com palavras-chave e intenções dos usuários. Se na gravação você cita ao menos umas duas vezes a palavra-chave principal do tema do seu vídeo, isso é de grande valia para análise do Youtube.
Dica 2: capriche no título do seu vídeo no Youtube
O título é responsável por chamar a atenção do usuário, mas também para o Youtube relacionar as palavras-chave e entender do que se trata o seu conteúdo. Por exemplo:
Se você é dono de uma construtora em Londrina e pretende promover um vídeo que mostre as vantagens do seu empreendimento, pode pensar em termos como "melhores apartamentos em Londrina". O título do vídeo pode ser apelativo nesse sentido, pois tem relação com o conteúdo do seu vídeo, a depender do roteiro e narrativa.
Dica 3: não economize na descrição do seu vídeo
Você pode colocar até 5000 caracteres de texto. O Youtube também utiliza esse conteúdo para relacionar as palavras-chave e entender o seu conteúdo.
A descrição não é para fazer uma decupagem do seu vídeo, ou já revelar partes mais cruciais. É para cativar o usuário, resumir e esclarecer o que o usuário vai encontrar no vídeo, quais dores sanar. E claro, deve conter as palavras-chave principais do tema do vídeo.
Também é uma boa ideia colocar links para outros vídeos do seu canal, para conteúdos de qualidade do site ou blog da sua empresa.
Dica 4: use tags
Tá aí outra coisa que o Youtube usa bastante para entender conteúdos e posicionar vídeos nas buscas. O campo de tags você pode inserir palavras-chave que têm relação com o conteúdo do seu vídeo. A minha sugestão é inserir no máximo 5 tags. Precisa ser direto e preciso. Por exemplo:
Ainda no exemplo anterior sobre promover um apartamento em vídeo, não coloque tags amplas e genéricas, como "apartamento". Tá, mas apartamento novo, usado? O ideal é usar "melhores apartamentos em Londrina", "como escolher bom apartamento", entre outros.
Dica 5: promova seu vídeo o máximo que puder
No Google, um dos critérios para posicionar nas buscas é a quantidade x qualidade de outros sites que criam links para o site e conteúdos do seu negócio. O mesmo vale para o Youtube. Se seus vídeos são citados em outros blogs, fóruns, comunidades e redes sociais, maiores são as chances do Youtube entender que os vídeos do seu canal são relevante e merecem se destacar nas buscas.
Comentários
Postar um comentário