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O que é SEO para Youtube, como fazer e como posicionar vídeos no Youtube

Logo do Youtube para o artigo como posicionar vídeos no Youtube com SEO

Muitos empresários, donos de negócios, empreendedores estão buscando saber o que é SEO para Youtube. Melhor ainda, desejam saber como posicionar vídeos no Youtube em boas posições nas buscas, tanto dentro da plataforma, quanto no próprio Google sugerindo vídeos.

Eu gravei um vídeo sobre o assunto e coloco de maneira bem clara e direta quais são as principais ações básicas necessárias para fazer SEO no Youtube. Mas é um trabalho de longo prazo e muito mais completo que parece ser.

Eu sou Paulo Sebin, analista de SEO desde 2010, palestrante e sócio da agência K2 e apresento a seguir vídeo e conteúdo complementar para te esclarecer o que é SEO para Youtube e como otimizar minimamente os vídeos do seu negócio e assim impactar audiência qualificada para gerar leads.

Assista ao vídeo sobre SEO para Youtube


Caso o vídeo não carregue, consulte sobre SEO para Youtube direto aqui.

Dica 1 e a mais incrível: cite palavras-chave na gravação do vídeo

Quando você sobre um vídeo no Youtube, repare que algumas horas depois, a plataforma gera automaticamente uma legenda em Português e às vezes até tenta traduzir tudo o que você disse no vídeo para diversas outras línguas. Mas como isso é possível?

Muito simples. Da mesma forma quando fazemos uma busca por voz no aplicativo Google ou aciona aplicativos para escrever conteúdos de acordo com o que falamos, o Youtube consegue interpretar em texto quase tudo o que dito no vídeo.

Para posicionar vídeo no Youtube, a plataforma precisa entender as relações com palavras-chave e intenções dos usuários. Se na gravação você cita ao menos umas duas vezes a palavra-chave principal do tema do seu vídeo, isso é de grande valia para análise do Youtube.

Exemplo de legenda de vídeo - ideal para SEO para Youtube


Dica 2: capriche no título do seu vídeo no Youtube


O título é responsável por chamar a atenção do usuário, mas também para o Youtube relacionar as palavras-chave e entender do que se trata o seu conteúdo. Por exemplo:

Se você é dono de uma construtora em Londrina e pretende promover um vídeo que mostre as vantagens do seu empreendimento, pode pensar em termos como "melhores apartamentos em Londrina". O título do vídeo pode ser apelativo nesse sentido, pois tem relação com o conteúdo do seu vídeo, a depender do roteiro e narrativa.

Exemplo título de vídeo para fazer SEO para Youtube

Dica 3: não economize na descrição do seu vídeo


Você pode colocar até 5000 caracteres de texto. O Youtube também utiliza esse conteúdo para relacionar as palavras-chave e entender o seu conteúdo.

A descrição não é para fazer uma decupagem do seu vídeo, ou já revelar partes mais cruciais. É para cativar o usuário, resumir e esclarecer o que o usuário vai encontrar no vídeo, quais dores sanar. E claro, deve conter as palavras-chave principais do tema do vídeo.

Também é uma boa ideia colocar links para outros vídeos do seu canal, para conteúdos de qualidade do site ou blog da sua empresa.

Dica 4: use tags

Tá aí outra coisa que o Youtube usa bastante para entender conteúdos e posicionar vídeos nas buscas. O campo de tags você pode inserir palavras-chave que têm relação com o conteúdo do seu vídeo. A minha sugestão é inserir no máximo 5 tags. Precisa ser direto e preciso. Por exemplo:

Ainda no exemplo anterior sobre promover um apartamento em vídeo, não coloque tags amplas e genéricas, como "apartamento". Tá, mas apartamento novo, usado? O ideal é usar "melhores apartamentos em Londrina", "como escolher bom apartamento", entre outros.

Exemplos de tags para fazer SEO e posicionar vídeos no Youtube


Dica 5: promova seu vídeo o máximo que puder

No Google, um dos critérios para posicionar nas buscas é a quantidade x qualidade de outros sites que criam links para o site e conteúdos do seu negócio. O mesmo vale para o Youtube. Se seus vídeos são citados em outros blogs, fóruns, comunidades e redes sociais, maiores são as chances do Youtube entender que os vídeos do seu canal são relevante e merecem se destacar nas buscas.


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