Se você é dono de uma loja virtual e ainda não tem um blog, lamento te dizer, mas você está perdendo feio nas estratégias digitais. É muito simples entender os motivos. E se ainda tem preconceito aos blogs, pensa que escrever artigos é perca de tempo, ao ler este artigo vai compreender que não ter blog impacta negativamente nas vendas.
Vamos comparar:
Dois dentistas concorrentes na mesma cidade. Um tem um site bonitinho, descreve bem os serviços prestados. O outro também tem um site bonito, bem categorizado, mas tem uma vantagem: oferece um blog cheio de informações sobre saúde bucal e como tratar (indicando o consultório dele, é claro).
Humm, é lógico que o segundo dentista do exemplo tem vantagem para o Google porque o site dele tem novos conteúdos toda semana, abrange palavras-chave de dúvidas dos usuários.
E loja virtual é a mesma coisa. Não basta apenas ter um monte de produto listado em categorias, é preciso trabalhar melhor a comunicação com informação útil.
Sites de serviços ou lojas virtuais que têm blogs estão a frente nas posições nos buscadores.
A sua loja virtual até pode ter preços mais caros do que concorrentes, mas conteúdos de qualidade podem ser mais convincentes na decisão final do consumidor. Se houver vídeos então, aí nem se fala.
Por isso é importante sim a loja ter um blog que reúna artigos de qualidade com vídeos e outros meios de comunicação que ofereça o que o internauta quer: a solução dos problemas.
Uma das melhores maneiras de organizar o blog corporativo é ter pautas que atendem as necessidades dos usuários, usar as palavras-chave certas e ter organização lógica dos conteúdos.
O objetivo do conteúdo pilar é gerar um grande artigo sobre um tema, porém, todo tema tem assuntos e cada assunto gera um artigo diferente que podem ser interligados ao artigo tema. Confuso? Parece que sim, mas vamos a exemplos práticos:
Suponhamos que a sua empresa vende carros seminovos e que em uma das suas análises concluiu que os usuários têm dúvidas sobre qual carro é melhor comprar no ano.
Logo, o tema poderia ser "melhores carros seminovos 2019". Esse é o tema central
Utilizando ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como SEM Rush ou próprio planejador de palavras-chave do Google, encontre os assuntos que as pessoas mais pesquisam sobre o tema.
Por exemplo, é comum a pesquisa por comparações de veículos.
Essa é a grande diferença entre escrever artigos sem planejamento e com estratégia. Isso explica por que tantos lojistas abandonam os blogs por não dar resultados.
Precisa de um profissional para gerar artigos de qualidade e otimizados para os buscadores? Então entre em contato comigo para entender o seu negócio e pensar na melhor estratégia.
Motivo 1 - Google está exigente
Vamos comparar:
Dois dentistas concorrentes na mesma cidade. Um tem um site bonitinho, descreve bem os serviços prestados. O outro também tem um site bonito, bem categorizado, mas tem uma vantagem: oferece um blog cheio de informações sobre saúde bucal e como tratar (indicando o consultório dele, é claro).
Humm, é lógico que o segundo dentista do exemplo tem vantagem para o Google porque o site dele tem novos conteúdos toda semana, abrange palavras-chave de dúvidas dos usuários.
E loja virtual é a mesma coisa. Não basta apenas ter um monte de produto listado em categorias, é preciso trabalhar melhor a comunicação com informação útil.
Sites de serviços ou lojas virtuais que têm blogs estão a frente nas posições nos buscadores.
Motivo 2 - artigos e vídeos são mais persuasivos
A sua loja virtual até pode ter preços mais caros do que concorrentes, mas conteúdos de qualidade podem ser mais convincentes na decisão final do consumidor. Se houver vídeos então, aí nem se fala.
Por isso é importante sim a loja ter um blog que reúna artigos de qualidade com vídeos e outros meios de comunicação que ofereça o que o internauta quer: a solução dos problemas.
Como encontrar freelancer para artigos em blogs profissionais?
Independente de procurar freelancer, preparar equipe interna, importante é que o profissional tenha ótima escrita, seja claro nas argumentações, tenha alto conhecimento em SEO.Uma das melhores maneiras de organizar o blog corporativo é ter pautas que atendem as necessidades dos usuários, usar as palavras-chave certas e ter organização lógica dos conteúdos.
Para isso, Topic Cluster, ou Conteúdo Pilar
Eu escrevi um artigo sobre o tema na SEM Rush e resumo aqui.O objetivo do conteúdo pilar é gerar um grande artigo sobre um tema, porém, todo tema tem assuntos e cada assunto gera um artigo diferente que podem ser interligados ao artigo tema. Confuso? Parece que sim, mas vamos a exemplos práticos:
1. Defina um tema central
Suponhamos que a sua empresa vende carros seminovos e que em uma das suas análises concluiu que os usuários têm dúvidas sobre qual carro é melhor comprar no ano.
Logo, o tema poderia ser "melhores carros seminovos 2019". Esse é o tema central
2. Descubra os assuntos relacionados ao tema
Utilizando ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como SEM Rush ou próprio planejador de palavras-chave do Google, encontre os assuntos que as pessoas mais pesquisam sobre o tema.
Por exemplo, é comum a pesquisa por comparações de veículos.
- Gol ou Onix
- Voyage ou prisma
Comece a escrever artigos por aí.
Outros assuntos interessantes:
- Como avaliar carro seminovo
- Documentações para carros usados
Isso faz surgir assuntos, para cada artigo.
3. O conteúdo pilar
Pois bem, após escrever artigos sobre os assuntos possíveis, é hora de criar o super artigo. Ele deve ser um resumo de todos os assuntos com links para os artigos criados. Não é copiar os outros artigos, mas resumir cada assunto abordado. Isso fará surgir um grande artigo que trata sobre tudo do tema, que nosso exemplo é "melhores carros seminovos 2019".
Essa é a grande diferença entre escrever artigos sem planejamento e com estratégia. Isso explica por que tantos lojistas abandonam os blogs por não dar resultados.
Precisa de um profissional para gerar artigos de qualidade e otimizados para os buscadores? Então entre em contato comigo para entender o seu negócio e pensar na melhor estratégia.
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