Pular para o conteúdo principal

O que é Inbound Marketing? Vídeo esclarecedor

O Inbound Marketing ainda é novidade para muitos empreendedores e empresários brasileiros. Há quem já ouviu falar, pensa que se trata apenas de marketing de conteúdo (e não é apenas isso), há quem imagine que se trata apenas de mais um método conhecido de marketing, entre outros.

Muitos ainda têm dúvidas sobre o que é Inbound Marketing, como funciona, os objetivos e quanto de resultado essa estratégia pode alcançar para os negócios.


Por isso, pela agência K2, onde sou gerente de marketing de busca, resolvi gravar um vídeo para explicar de uma vez por todas o que é Inbound, os processos e o quanto realmente pode dar bons resultados para a sua empresa. Vamos assistir?

Vídeo: o que é Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração


Caso não consiga ver ao vídeo, confira diretamente aqui.

Mais detalhes sobre Inbound

O vídeo possui mais de 20 minutos de muito conteúdo esclarecedor. É uma apresentação que explica em detalhes sobre como funciona Inbound, a atração de usuários qualificados, a conversão de leads, entre outros.

O processo

Etapas do Inbound Marketing


Atração de usuários

A primeira etapa do processo é atrair usuários qualificados para o site do seu negócio. As metodologias adotadas são:


  • SEO: otimização do blog ou site nos mecanismos de busca, por meio de pesquisa de palavras-chave e geração de conteúdo útil de acordo com as tendências de buscas;
  • Google Ads: anúncios no Google para ofertar materiais de qualidade, como e-books, infográficos, entre outros.
  • Redes Sociais tanto patrocinado quanto orgânico, atrair usuários com conteúdo de qualidade, que se interessam pelo tema proposto


Converter usuários em leads

Com landing pages de qualidade, dentro dos conteúdos do blog ou páginas importantes, ofertar materiais ricos, como e-books, vídeo-aulas, infográficos, entre outros. O recurso de newsletter é bom exemplo de converter visitante em lead.

Para baixar materiais, os usuários deixam e-mail e assim começa a relação entre a empresa e o futuro cliente.

Nesse processo é importante trabalhar para que tenha leads qualificados. A base de contatos precisa ser realmente interessada no negócio ou pelo menos aos conteúdos ofertados. Para isso, é importante ter uma pesquisa de palavras-chave eficaz e o conteúdo muito bem direcionado.

Engajar os leads

Á partir do momento que você contém uma base de leads (contatos), é preciso criar conteúdo cada vez melhor e mais engajador. Estabelecer  contato com a base com e-mails segmentados. Para isso, é importante ter processo de automação de marketing, automaticamente disparar e-mails para as pessoas certas, com conteúdo correto.

No engajamento, o objetivo é educar o usuário para se tornar cliente, converter efetivamente em negócios.

O que é automação de marketing?

Trata-se da criação de e-mails marketing com conteúdo de interesse deles, e que também é compatível com a fase do funil em que cada lead está. Por exemplo, se o usuário baixar um e-book sobre o que é SEO, logo, o sistema de automação poderia disparar uma série de e-mails automáticos (pré-programados) que afunile ainda mais sobre o assunto.

Como o próprio nome diz, é automatizar diversas ações de marketing da sua empresa, seja pequena, média ou grande. Com uso de uma boa ferramenta, poupa tempo e economiza muito dinheiro nos mais diversos processos.

Encantar

Após virar cliente, é importante fidelizar, fazer com que ele continue sendo cliente, rendendo negócios. Para isso, e-mails personalizados e conteúdos mais segmentados são utilizados, estabelecendo comunicação ainda mais eficaz.


Qual sistema usar para otimizar Inbound Marketing?


Há duas ferramentas principais, sendo Hubspot e RD Station.

Na agência, temos larga experiência com o RD. Infelizmente Hubspot tem custo em dólar, e justamente o custo por lead gerado se torna muito caro. Entretanto, a Hubspot é mais eficiente e completa, afinal, eles são os inventores da estratégia Inbound.

Comentários

Popular Posts

Principais ações de marketing digital para loja de colchões online

Com a pandemia do novo coronavírus, algumas lojas online se destacam a depender do segmento. As pessoas não podiam mais ir ao shopping ou no centro da cidade em busca de produtos, logo, as lojas virtuais se tornaram aliadas ao consumidor. Um segmento que se destacou foi a de colchões. As lojas virtuais desse nicho de mercado registram aumento nas vendas e nas buscas. Isso mesmo, lá no Google, as pessoas passaram a pesquisar mais sobre colchões de diversos tipos.  A loja NetSono realiza projeto de marketing digital com a agência K2 há certo tempo. Nesse artigo, vamos discutir algumas ações eficazes que foram capazes de aproveitar o momento sombrio do mercado como um todo. Marketing no Google Muitos estrategistas esquecem de um detalhe muito importante: qual é a qualidade da página de destino que os anúncios enviam o potencial cliente? Identificamos vários problemas estruturais no site. Por exemplo, não havia subcategorias com nicho mais específico, como colchão para crianças, colchão ca

Texto para loja online - e-commerce

Assuntos deste artigo: - Texto de apresentação para loja virtual - Conteúdo para categorias e descrições de produtos - Texto pronto, bem, depende do uso. Cuidado com conteúdo duplicado - Qual melhor texto para divulgação da loja virtual em canais externos? - O grande problema hoje é conteúdo duplicado - Tipos de páginas da sua loja virtual 1 - Como fazer texto de apresentação para loja virtual O primeiro visitante do seu site precisa conhecer mais detalhes do seu negócio. Não adianta ter bom layout, produto bom e qualidade no atendimento. Acredite, não menospreze os conteúdos de apresentação do e-commerce, pois usuários buscam informações mais importantes da história da sua empresa, há quanto tempo está no mercado, dados de contato e localização para pesquisar a respeito do seu negócio. E quais tipos de conteúdo de apresentação sua loja virtual precisa ter? Vamos começar com o famoso Quem Somos Comece com uma história impressionante, e toda empresa tem uma boa hist

Links em fórum de discussão são ruins?

A cada ano surgem debates e mais debates sobre o uso de técnicas de link building na web. De fato, algumas ações davam certo, mas atualmente após tantas mudanças no algoritmo do Google muitas coisas de criação de links não funcionam. Isso é bom, por que ajuda a combater spam e ações maliciosas de muitos webmasters e analistas de SEO que fazem de tudo para obter relevâncias no Google.