Pular para o conteúdo principal

Site invadido por backlinks SEO: o que fazer, como descobrir

O início de 2018 o site de um cliente foi invadido. O próprio Google nos alertou pela mensagem via Search Console e claro, forte queda nos acessos orgânicos e campanhas reprovadas no AdWords. Logo foram descobertas várias páginas com conteúdo malicioso, texto em inglês com links para fontes de baixa qualidade que comercializavam medicamentos proibidos.


Com apoio de desenvolvedores, em poucos dias o problema foi resolvido, o Script foi apagado assim como as páginas maliciosas.

Ilustração sobre site invadido por backlinks SEO
Nova estratégia de ataque: link building entre as vítimas

Com o auxílio da SEM Rush, identifiquei expressivo aumento no total de backlinks para o site do cliente. Em projeto de qualidade não faço divulgação em alta quantidade e em pouco tempo. Isso ascendeu alerta.

Ao verificar os relatórios de backlinks, percebi que havia páginas também maliciosas que foram foram criadas em outros sites legítimos, formando assim uma verdadeira cadeia de links e citações entre conteúdos maliciosos, talvez na tentativa de conseguir relevância e posicionamento para conteúdo não desejado usando sites alheios como zumbis.

Vídeo sobre site invadido por backlinks SEO - dica sobre o que fazer e como descobrir o problema


No vídeo, descrevo a situação, como o problema foi descoberto.

Em casos assim, além de monitorar com ferramentas apropriadas, é recomendável o auxílio de um analista para realizar a consultoria de SEO para uma perfeita otimização.

Comentários

Popular Posts

Livro do Google Plus relata importância do +1

O Livro do Google Plus conta como usar a rede social em prol para empresas O autor Alexandre Nunes escreveu um livro ebook muito interessante para quem trabalha com marketing digital. Está disponível para download gratuito um livro do Google Plus. Logo quando o Facebook começou a ganhar relevância, muitos autores abordaram temas de como usar marketing no Facebook.  Com o crescimento impressionante da rede social do Google, já há escritores e teóricos da comunicação analisando o comportamento e oportunidades de negócios também com +1.

Principais ações de marketing digital para loja de colchões online

Com a pandemia do novo coronavírus, algumas lojas online se destacam a depender do segmento. As pessoas não podiam mais ir ao shopping ou no centro da cidade em busca de produtos, logo, as lojas virtuais se tornaram aliadas ao consumidor. Um segmento que se destacou foi a de colchões. As lojas virtuais desse nicho de mercado registram aumento nas vendas e nas buscas. Isso mesmo, lá no Google, as pessoas passaram a pesquisar mais sobre colchões de diversos tipos.  A loja NetSono realiza projeto de marketing digital com a agência K2 há certo tempo. Nesse artigo, vamos discutir algumas ações eficazes que foram capazes de aproveitar o momento sombrio do mercado como um todo. Marketing no Google Muitos estrategistas esquecem de um detalhe muito importante: qual é a qualidade da página de destino que os anúncios enviam o potencial cliente? Identificamos vários problemas estruturais no site. Por exemplo, não havia subcategorias com nicho mais específico, como colchão para crianças, colchã...

Palestra sobre profissões do futuro - Colégio Marista

Em maio de 2018, eu, Paulo Sebin, analista de SEO, participei do evento Rodada de Profissões, promovido pelo Colégio Marista de Londrina. Na ocasião mostrei para diversos alunos da instituição como foi meu processo de formação no jornalismo, como a profissão me ajudou a caminhar para o marketing digital e claro, a me tornar um dos mais experientes analistas de SEO do Brasil. Apresentação Mencionei como professores do ensino médio e também do curso de jornalismo foram fundamentais para minha formação. Contei a história do surgimento de um jornal impresso para a categoria lotérica de Londrina Como comecei a me especializar no marketing digital A minha entrada na agência K2 Primeiros contatos com SEO Carregando…