A tecnologia não para de evoluir. A cada ano novidades surgem para facilitar a nossa vida. E quando imaginamos que não seria possível mudar o jeito de se fazer pesquisa na internet, eis o quanto estamos enganados.
O maior buscador do planeta anunciou novidades sobre o Google Lens, que basicamente transforme a câmera do seu smartphone ou tablet em um buscador em tempo real. O anúncio foi feito no Google I/O, conferência anual de desenvolvedores realizada entre os dias 17 à 19 de maio de 2017.
Esse mecanismo usa inteligência artificial que é capaz de tornar a câmera de um aparelho com Android ler e interpretar a imagem sendo visualizada. A ferramenta estará disponível em breve no funcionamento do Google Assistant e Photos.
Sem mais delongas, vamos ilustrar como funciona.
Quando o usuário aponta a câmera para um estabelecimento, logo o Google usará a inteligência artificial de suas indexações para buscar informações sobre o local, dando como resultado avaliações de usuários, resenhas, informações úteis, como telefone, horários de funcionamento e de pico. Um dos critérios para isso é cruzar dados entre o Google Meu Negócio e o Street View, por exemplo.
Se o usuário apontar a câmera para uma flor, além de tirar uma foto é possível saber a espécie, de onde é nativa e se disponível, uma floricultura mais próxima para poder comprar. Tudo isso com a inteligência artificial que será capaz de cruzar as informações entre a leitura de imagens e consulta ao banco de imagens do Google, e assim busca-se informações complementares com conteúdos indexados a respeito.
Está chegando o tempo em que digitar ou copiar texto para traduzir será coisa do passado. Com o Google Lens será possível traduzir textos em tempo real, bastando apenas apontar a câmera do seu celular no texto a ser traduzido, que pode estar numa livro, anotação qualquer, cardápio, fachadas de lojas, entre outras situações.
Há quem diga que será possível, por meio do código de barras de um produto, consultar lojas e seus respectivos preços, locais para comprar, comparar por meio do Google Shopping. Isso é possível por que para muitos produtos o cadastro dos códigos de barra são obrigatórios no Google Shopping, sendo assim, o mecanismo realiza a consulta em tempo real.
Se esse projeto der certo, isso muda totalmente os resultados de pesquisas. A famosa lista de links que conhecemos no Google poderá ser menos utilizado (extinto, duvido a respeito). Novos critérios de indexação e posicionamentos serão criados, e assim as estratégias de SEO e até de links patrocinados por meio das campanhas de AdWords deverão ser revistos, estudados e adequados. Vai mudar tanto que os usuários não digitarão palavras-chave no buscador, mas basta apenas apontar uma câmera no que deseja para ter a informação que procura.
Cabe a qualquer empresa que hoje está em boas posições nos resultados estar atenta à essas mudanças. Quem trabalha com otimização também deve se atentar. O recomendado é sempre ter uma consultoria de equipe especializada para se adequar a essa nova tendência que não é mais um sonho, é uma realidade que em poucos meses poderá ser lançada.
O maior buscador do planeta anunciou novidades sobre o Google Lens, que basicamente transforme a câmera do seu smartphone ou tablet em um buscador em tempo real. O anúncio foi feito no Google I/O, conferência anual de desenvolvedores realizada entre os dias 17 à 19 de maio de 2017.
Esse mecanismo usa inteligência artificial que é capaz de tornar a câmera de um aparelho com Android ler e interpretar a imagem sendo visualizada. A ferramenta estará disponível em breve no funcionamento do Google Assistant e Photos.
Sem mais delongas, vamos ilustrar como funciona.
Análise de local
Quando o usuário aponta a câmera para um estabelecimento, logo o Google usará a inteligência artificial de suas indexações para buscar informações sobre o local, dando como resultado avaliações de usuários, resenhas, informações úteis, como telefone, horários de funcionamento e de pico. Um dos critérios para isso é cruzar dados entre o Google Meu Negócio e o Street View, por exemplo.
Informações sobre um objeto
Se o usuário apontar a câmera para uma flor, além de tirar uma foto é possível saber a espécie, de onde é nativa e se disponível, uma floricultura mais próxima para poder comprar. Tudo isso com a inteligência artificial que será capaz de cruzar as informações entre a leitura de imagens e consulta ao banco de imagens do Google, e assim busca-se informações complementares com conteúdos indexados a respeito.
Tradutor Google na câmera
Está chegando o tempo em que digitar ou copiar texto para traduzir será coisa do passado. Com o Google Lens será possível traduzir textos em tempo real, bastando apenas apontar a câmera do seu celular no texto a ser traduzido, que pode estar numa livro, anotação qualquer, cardápio, fachadas de lojas, entre outras situações.
Códigos
Há quem diga que será possível, por meio do código de barras de um produto, consultar lojas e seus respectivos preços, locais para comprar, comparar por meio do Google Shopping. Isso é possível por que para muitos produtos o cadastro dos códigos de barra são obrigatórios no Google Shopping, sendo assim, o mecanismo realiza a consulta em tempo real.
Google Lens e marketing de busca
Se esse projeto der certo, isso muda totalmente os resultados de pesquisas. A famosa lista de links que conhecemos no Google poderá ser menos utilizado (extinto, duvido a respeito). Novos critérios de indexação e posicionamentos serão criados, e assim as estratégias de SEO e até de links patrocinados por meio das campanhas de AdWords deverão ser revistos, estudados e adequados. Vai mudar tanto que os usuários não digitarão palavras-chave no buscador, mas basta apenas apontar uma câmera no que deseja para ter a informação que procura.
O marketing de busca poderá se basear em imagens, sem mais palavras-chave como conhecemos hoje
Cabe a qualquer empresa que hoje está em boas posições nos resultados estar atenta à essas mudanças. Quem trabalha com otimização também deve se atentar. O recomendado é sempre ter uma consultoria de equipe especializada para se adequar a essa nova tendência que não é mais um sonho, é uma realidade que em poucos meses poderá ser lançada.
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