Pular para o conteúdo principal

Saiba o que é Google Lens, o buscador via câmera do celular

A tecnologia não para de evoluir. A cada ano novidades surgem para facilitar a nossa vida. E quando imaginamos que não seria possível mudar o jeito de se fazer pesquisa na internet, eis o quanto estamos enganados.

O maior buscador do planeta anunciou novidades sobre o Google Lens, que basicamente transforme a câmera do seu smartphone ou tablet em um buscador em tempo real. O anúncio foi feito no Google I/O, conferência anual de desenvolvedores realizada entre os dias 17 à 19 de maio de 2017.

Esse mecanismo usa inteligência artificial que é capaz de tornar a câmera de um aparelho com Android ler e interpretar a imagem sendo visualizada. A ferramenta estará disponível em breve no funcionamento do Google Assistant e Photos.

Sem mais delongas, vamos ilustrar como funciona.

Análise de local

Apresentação do Google Lens ao buscar informações sobre estabelecimento


Quando o usuário aponta a câmera para um estabelecimento, logo o Google usará a inteligência artificial de suas indexações para buscar informações sobre o local, dando como resultado avaliações de usuários, resenhas, informações úteis, como telefone, horários de funcionamento e de pico. Um dos critérios para isso é cruzar dados entre o Google Meu Negócio e o Street View, por exemplo.

Informações sobre um objeto

o que é Google Lens? Ilustração sendo usado para buscar informações sobre flores


Se o usuário apontar a câmera para uma flor, além de tirar uma foto é possível saber a espécie, de onde é nativa e se disponível, uma floricultura mais próxima para poder comprar. Tudo isso com a inteligência artificial que será capaz de cruzar as informações entre a leitura de imagens e consulta ao banco de imagens do Google, e assim busca-se informações complementares com conteúdos indexados a respeito.

Tradutor Google na câmera


Está chegando o tempo em que digitar ou copiar texto para traduzir será coisa do passado. Com o Google Lens será possível traduzir textos em tempo real, bastando apenas apontar a câmera do seu celular no texto a ser traduzido, que pode estar numa livro, anotação qualquer, cardápio, fachadas de lojas, entre outras situações.

Códigos


Há quem diga que será possível, por meio do código de barras de um produto, consultar lojas e seus respectivos preços, locais para comprar, comparar por meio do Google Shopping. Isso é possível por que para muitos produtos o cadastro dos códigos de barra são obrigatórios no Google Shopping, sendo assim, o mecanismo realiza a consulta em tempo real.

Google Lens e marketing de busca


Se esse projeto der certo, isso muda totalmente os resultados de pesquisas. A famosa lista de links que conhecemos no Google poderá ser menos utilizado (extinto, duvido a respeito). Novos critérios de indexação e posicionamentos serão criados, e assim as estratégias de SEO e até de links patrocinados por meio das campanhas de AdWords deverão ser revistos, estudados e adequados. Vai mudar tanto que os usuários não digitarão palavras-chave no buscador, mas basta apenas apontar uma câmera no que deseja para ter a informação que procura.

O marketing de busca poderá se basear em imagens, sem mais palavras-chave como conhecemos hoje

Cabe a qualquer empresa que hoje está em boas posições nos resultados estar atenta à essas mudanças. Quem trabalha com otimização também deve se atentar. O recomendado é sempre ter uma consultoria de equipe especializada para se adequar a essa nova tendência que não é mais um sonho, é uma realidade que em poucos meses poderá ser lançada.

Assista parte da apresentação diretamente do evento Google IO 2017


Comentários

Popular Posts

Livro do Google Plus relata importância do +1

O Livro do Google Plus conta como usar a rede social em prol para empresas O autor Alexandre Nunes escreveu um livro ebook muito interessante para quem trabalha com marketing digital. Está disponível para download gratuito um livro do Google Plus. Logo quando o Facebook começou a ganhar relevância, muitos autores abordaram temas de como usar marketing no Facebook.  Com o crescimento impressionante da rede social do Google, já há escritores e teóricos da comunicação analisando o comportamento e oportunidades de negócios também com +1.

Principais ações de marketing digital para loja de colchões online

Com a pandemia do novo coronavírus, algumas lojas online se destacam a depender do segmento. As pessoas não podiam mais ir ao shopping ou no centro da cidade em busca de produtos, logo, as lojas virtuais se tornaram aliadas ao consumidor. Um segmento que se destacou foi a de colchões. As lojas virtuais desse nicho de mercado registram aumento nas vendas e nas buscas. Isso mesmo, lá no Google, as pessoas passaram a pesquisar mais sobre colchões de diversos tipos.  A loja NetSono realiza projeto de marketing digital com a agência K2 há certo tempo. Nesse artigo, vamos discutir algumas ações eficazes que foram capazes de aproveitar o momento sombrio do mercado como um todo. Marketing no Google Muitos estrategistas esquecem de um detalhe muito importante: qual é a qualidade da página de destino que os anúncios enviam o potencial cliente? Identificamos vários problemas estruturais no site. Por exemplo, não havia subcategorias com nicho mais específico, como colchão para crianças, colchã...

Palestra sobre profissões do futuro - Colégio Marista

Em maio de 2018, eu, Paulo Sebin, analista de SEO, participei do evento Rodada de Profissões, promovido pelo Colégio Marista de Londrina. Na ocasião mostrei para diversos alunos da instituição como foi meu processo de formação no jornalismo, como a profissão me ajudou a caminhar para o marketing digital e claro, a me tornar um dos mais experientes analistas de SEO do Brasil. Apresentação Mencionei como professores do ensino médio e também do curso de jornalismo foram fundamentais para minha formação. Contei a história do surgimento de um jornal impresso para a categoria lotérica de Londrina Como comecei a me especializar no marketing digital A minha entrada na agência K2 Primeiros contatos com SEO Carregando…