Pular para o conteúdo principal

Investir em marketing digital requer análise prévia

Ilustração para o artigo sobre investimento em marketing digital de forma estratégica.
De acordo com estudos recentes divulgados pela Borrell Associates, as empresas de todo o mundo investirão aproximadamente US$ 65 bilhões somente em SEO para este ano de 2016. Os números são expressivos, mas o mesmo estudo alerta que boa parte desse investimento será um verdadeiro desperdício. Isso acontece porque muitas agências de SEO prometem altas taxas de conversões e muito tráfego orgânico, mas nem sempre é verdade.

Gerar muito tráfego não significa mais ou melhores conversões. Dependendo do nicho de mercado, a otimização de site não atenderá as necessidades das empresas, de tal forma que para muitos casos a publicidade em mídia impressa não daria resultado. Esse é um ponto muito importante. Antes de investir em marketing digital, é preciso realizar uma profunda análise de público, estimativa de custo e resultado, previsão de tráfego orgânico ou patrocinado. Somente assim é possível utilizar a estratégia mais adequada.

O marketing digital consiste em várias soluções, como:

  • SEO: otimização de site para gerar tráfego orgânico;
  • Adwords ou Links Patrocinados: anúncios nos principais buscadores e seus sites parceiros;
  • Redes Sociais: conteúdo orgânico e patrocinado para gerar tráfego e engajar a marca;
  • Inbound Marketing: geração de leads por meio de conteúdo, e claro, focado na conversão final do processo;
  • Desenvolvimento de sites e landing pages: é sempre importante manter um site atualizado ou lançar novas páginas de alta qualidade;
  • E-mail Marketing: não é apenas disparar e-mails, mas qualificar a lista de contatos e enviar conteúdo estratégico;

Há outras ações, porém, as mais evidentes foram citadas. Você acha que todas as soluções são cabíveis para o seu negócio? Não. Cada caso é um caso. Nem sempre SEO poderá obter um bom resultado porque depende do nicho de mercado que sua empresa atua. Para outras, é a melhor solução, principalmente para quem trabalha com produtos e serviços muito procurados pelos internautas.

O caso mais problemático é quando uma empresa precisa aumentar o tráfego orgânico e a presença nos buscadores e tem um site não amigável, isto é, o sistema não permite aplicar muitas melhorias essenciais nos códigos e na estrutura de navegação. Mesmo assim, há profissionais e agências que prometem o SEO como a melhor alternativa para aumentar visibilidade e vendas. Mentira. Antes de tudo, nesse cenário em particular, se faz necessário desenvolver um novo site amigável.

Outro exemplo é afirmar que Inbound Marketing é solução para todas as empresas. Não é bem assim. Há casos que é inviável produzir conteúdos, ou o comportamento do público alvo não compete oferecer conteúdo gratuito.

A internet não faz milagre, mas se houver planejamento e estudo, aí sim é uma ferramenta incrível para aumentar os negócios, inclusive em tempos de crises, ao qual os usuários pesquisam mais para economizar ou encontrar o melhor custo/benefício.

Comentários

Popular Posts

Texto para loja online - e-commerce

Assuntos deste artigo: - Texto de apresentação para loja virtual - Conteúdo para categorias e descrições de produtos - Texto pronto, bem, depende do uso. Cuidado com conteúdo duplicado - Qual melhor texto para divulgação da loja virtual em canais externos? - O grande problema hoje é conteúdo duplicado - Tipos de páginas da sua loja virtual 1 - Como fazer texto de apresentação para loja virtual O primeiro visitante do seu site precisa conhecer mais detalhes do seu negócio. Não adianta ter bom layout, produto bom e qualidade no atendimento. Acredite, não menospreze os conteúdos de apresentação do e-commerce, pois usuários buscam informações mais importantes da história da sua empresa, há quanto tempo está no mercado, dados de contato e localização para pesquisar a respeito do seu negócio. E quais tipos de conteúdo de apresentação sua loja virtual precisa ter? Vamos começar com o famoso Quem Somos Comece com uma história impressionante, e toda empresa tem uma boa hist...

Principais ações de marketing digital para loja de colchões online

Com a pandemia do novo coronavírus, algumas lojas online se destacam a depender do segmento. As pessoas não podiam mais ir ao shopping ou no centro da cidade em busca de produtos, logo, as lojas virtuais se tornaram aliadas ao consumidor. Um segmento que se destacou foi a de colchões. As lojas virtuais desse nicho de mercado registram aumento nas vendas e nas buscas. Isso mesmo, lá no Google, as pessoas passaram a pesquisar mais sobre colchões de diversos tipos.  A loja NetSono realiza projeto de marketing digital com a agência K2 há certo tempo. Nesse artigo, vamos discutir algumas ações eficazes que foram capazes de aproveitar o momento sombrio do mercado como um todo. Marketing no Google Muitos estrategistas esquecem de um detalhe muito importante: qual é a qualidade da página de destino que os anúncios enviam o potencial cliente? Identificamos vários problemas estruturais no site. Por exemplo, não havia subcategorias com nicho mais específico, como colchão para crianças, colchã...

Google e a escolha correta de palavras-chave