Pular para o conteúdo principal

Bloqueio do Whats App no Brasil ameaça marketing digital

Whats App no Brasil não é ambiente seguro para marketing digital

Pela segunda vez, uma determinação judicial ordenou que o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil, o Whats App, fosse retirado do ar por 72 horas por parte das operadoras de telefonia de todo o país. A ordem judicial foi emitida no dia 02 de maio de 2016, pelo juiz Marcel Montalvão, da cidade de Lagarto (SE).

De acordo com o juiz, o pedido foi feito pela Polícia Federal, que pediu à direção do Facebook (proprietária do aplicativo) informações de algumas contas suspeitas de cometerem crimes relacionados a tráfego de drogas e pedofilia. A direção da empresa afirmou categoricamente que não tinha as informações solicitadas.

De fato, até pode ser verdade que o Whats App não tenha facilmente dados das mensagens trocadas, mas alguma maneira deve existir, pois toda criptografia tem uma chave de acesso.

Não vou entrar no mérito jurídico sobre o caso. Verdade é que há uma crise na justiça brasileira que possui uma legislação desatualizada com o surgimento de novas tecnologias.  Haja vista o aplicativo Uber, que gerou problemas institucionais em São Paulo. Não podemos esquecer interesses em jogo. O Whats App incomoda as empresas de telefonia celular, pois o aplicativo permite realizar ligações usando a internet, o que certamente gerou enorme redução aos telefonemas convencionais. Discute-se, inclusive, tributação ao aplicativo de mensagem. Tudo isso gera uma instabilidade judicial.

Whats App no Brasil não é ambiente seguro para marketing digital


As pessoas ficaram frenéticas com a impossibilidade de usar o aplicativo. Mas pequenos empresários sofreram um forte impacto e em muitos casos causou prejuízos. Pequenos lojistas mantém contatos com clientes por meio de grupos do Whats App, mostrando produtos, anunciando novidades, marcando encontros e eventos, entre outras ações publicitárias.

A instabilidade jurídica em relação a esse fato faz do Whats App um campo de incertezas para quem investe em marketing digital na ferramenta. Mostra, portanto, que usar comunicação via mensagens gera bons negócios.

Mas por que depender de um aplicativo externo ao sistema do seu negócio? Não é mais seguro e assertivo utilizar um sistema próprio para manter a comunicação de sua empresa com clientes?

Invista em um sistema de mensagens


O Whats App é popular. Porém, ter um aplicativo próprio de mensagens, que possibilita a criação de grupos com os clientes é a melhor maneira de garantir independência contra as instabilidades do Whats App. Lembrando que um dia o Orkut foi uma rede social enorme e mesmo assim chegou ao fim. O modo mais seguro é ter um aplicativo próprio. Basta investir no desenvolvimento, há empresas especializadas no assunto, e após, o desafio é divulgar para os clientes, fidelizando os contatos.

Comentários

Popular Posts

Principais ações de marketing digital para loja de colchões online

Com a pandemia do novo coronavírus, algumas lojas online se destacam a depender do segmento. As pessoas não podiam mais ir ao shopping ou no centro da cidade em busca de produtos, logo, as lojas virtuais se tornaram aliadas ao consumidor. Um segmento que se destacou foi a de colchões. As lojas virtuais desse nicho de mercado registram aumento nas vendas e nas buscas. Isso mesmo, lá no Google, as pessoas passaram a pesquisar mais sobre colchões de diversos tipos.  A loja NetSono realiza projeto de marketing digital com a agência K2 há certo tempo. Nesse artigo, vamos discutir algumas ações eficazes que foram capazes de aproveitar o momento sombrio do mercado como um todo. Marketing no Google Muitos estrategistas esquecem de um detalhe muito importante: qual é a qualidade da página de destino que os anúncios enviam o potencial cliente? Identificamos vários problemas estruturais no site. Por exemplo, não havia subcategorias com nicho mais específico, como colchão para crianças, colchão ca

Texto para loja online - e-commerce

Assuntos deste artigo: - Texto de apresentação para loja virtual - Conteúdo para categorias e descrições de produtos - Texto pronto, bem, depende do uso. Cuidado com conteúdo duplicado - Qual melhor texto para divulgação da loja virtual em canais externos? - O grande problema hoje é conteúdo duplicado - Tipos de páginas da sua loja virtual 1 - Como fazer texto de apresentação para loja virtual O primeiro visitante do seu site precisa conhecer mais detalhes do seu negócio. Não adianta ter bom layout, produto bom e qualidade no atendimento. Acredite, não menospreze os conteúdos de apresentação do e-commerce, pois usuários buscam informações mais importantes da história da sua empresa, há quanto tempo está no mercado, dados de contato e localização para pesquisar a respeito do seu negócio. E quais tipos de conteúdo de apresentação sua loja virtual precisa ter? Vamos começar com o famoso Quem Somos Comece com uma história impressionante, e toda empresa tem uma boa hist

Links em fórum de discussão são ruins?

A cada ano surgem debates e mais debates sobre o uso de técnicas de link building na web. De fato, algumas ações davam certo, mas atualmente após tantas mudanças no algoritmo do Google muitas coisas de criação de links não funcionam. Isso é bom, por que ajuda a combater spam e ações maliciosas de muitos webmasters e analistas de SEO que fazem de tudo para obter relevâncias no Google.