Pular para o conteúdo principal

Resenha e avaliações de produtos em blogs

Cuidados com resenhas de produtos em blogs para SEO
A Google divulgou no blog oficial um artigo com recomendações aos blogueiros que trabalham com postagens e produções de conteúdos originados por resenhas e avaliações de produtos em troca de algum favor, como recebimento de brindes, produtos ou até pagamentos.

A gigante de buscas sempre se preocupou com as tentativas de manipulações por parte dos profissionais de marketing de busca de criarem links em blogs com o único objetivo para obter posicionamentos nos resultados de pesquisas.

De fato, entre muitas estratégias para conseguir alguma referência em blogs do segmento é com envio de produtos para os blogueiros, em troca, é feita uma avaliação com link para o site da empresa. Sempre ouvi discussões sobre o assunto e há dois pontos de vista a respeito.

Avaliações de produtos em blogs focadas na audiência do canal


De acordo com o artigo oficial, a Google não proíbe esse recurso utilizado pelo marketing das empresas e muito menos ameaça punir sites nos resultados de pesquisas por conta disso, desde que haja nos links o atributo rel="nofollow". Certamente há empresas que fecham acordos com blogs pensando exclusivamente nas visualizações e acessos dos seguidores do blog pretendido. Nesse aspecto, acho uma estratégia legítima e que pode dar um ótimo resultado, muito parecido com reflexos positivos de um bom trabalho de assessoria de imprensa.

Avaliações e resenhas de produtos em blogs focadas para SEO


Aí entra um sério problema. Há diversos profissionais do marketing de busca (eu inclusive usei essa estratégia para alguns projetos) que fecham acordos com blogueiros e blogueiras para envio de produtos em troca de links, pensando exclusivamente em posições no Google, tendo conhecimento que links são um dos fatores de classificação.

A Google vê isso como um problema por um fator até que plausível. Imagino o seguinte:

"Se não houvesse o envio de produtos gratuitamente para o editor(a) do blog, não haveria resenhas e avaliações, nem negativas e muito menos positivas" - jornalista Paulo Augusto Sebin

Portanto, é sábio declarar que são links artificiais, passíveis de punições por parte dos buscadores.

Para quem são as punições?


Logicamente que caso o Google identifique de forma manual ou automática a inserção de links para sites comerciais em troca de avaliações de produtos em blogs, tanto o blog quando o site da loja seriam punidos. Nesse caso, o blogueiro(a) deve aplicar por segurança o atributo rel="nofollow" em todos os links que apontam para as páginas do site comercial envolvido. Isso demonstra a preocupação apenas com a audiência do blog, não gerar links artificiais para ganhar rrlevância por tal método.

Comentários

Popular Posts

Principais ações de marketing digital para loja de colchões online

Com a pandemia do novo coronavírus, algumas lojas online se destacam a depender do segmento. As pessoas não podiam mais ir ao shopping ou no centro da cidade em busca de produtos, logo, as lojas virtuais se tornaram aliadas ao consumidor. Um segmento que se destacou foi a de colchões. As lojas virtuais desse nicho de mercado registram aumento nas vendas e nas buscas. Isso mesmo, lá no Google, as pessoas passaram a pesquisar mais sobre colchões de diversos tipos.  A loja NetSono realiza projeto de marketing digital com a agência K2 há certo tempo. Nesse artigo, vamos discutir algumas ações eficazes que foram capazes de aproveitar o momento sombrio do mercado como um todo. Marketing no Google Muitos estrategistas esquecem de um detalhe muito importante: qual é a qualidade da página de destino que os anúncios enviam o potencial cliente? Identificamos vários problemas estruturais no site. Por exemplo, não havia subcategorias com nicho mais específico, como colchão para crianças, colchão ca

Texto para loja online - e-commerce

Assuntos deste artigo: - Texto de apresentação para loja virtual - Conteúdo para categorias e descrições de produtos - Texto pronto, bem, depende do uso. Cuidado com conteúdo duplicado - Qual melhor texto para divulgação da loja virtual em canais externos? - O grande problema hoje é conteúdo duplicado - Tipos de páginas da sua loja virtual 1 - Como fazer texto de apresentação para loja virtual O primeiro visitante do seu site precisa conhecer mais detalhes do seu negócio. Não adianta ter bom layout, produto bom e qualidade no atendimento. Acredite, não menospreze os conteúdos de apresentação do e-commerce, pois usuários buscam informações mais importantes da história da sua empresa, há quanto tempo está no mercado, dados de contato e localização para pesquisar a respeito do seu negócio. E quais tipos de conteúdo de apresentação sua loja virtual precisa ter? Vamos começar com o famoso Quem Somos Comece com uma história impressionante, e toda empresa tem uma boa hist

Links em fórum de discussão são ruins?

A cada ano surgem debates e mais debates sobre o uso de técnicas de link building na web. De fato, algumas ações davam certo, mas atualmente após tantas mudanças no algoritmo do Google muitas coisas de criação de links não funcionam. Isso é bom, por que ajuda a combater spam e ações maliciosas de muitos webmasters e analistas de SEO que fazem de tudo para obter relevâncias no Google.