Pular para o conteúdo principal

O que aconteceu com anúncios laterais do Adwords?

Logo oficial do sistema de publicidade Google Adwords

"O maior destaque nos anúncios acima da dobra de página, os resultados orgânicos têm muito mais valor".

Primeiramente devemos entender o que é e como ocorreu uma das principais mudanças nas exibições de anúncios nas pesquisas Google nos últimos anos. Há muito tempo - estima-se que desde o início de 2015 - o maior buscador do planeta estava realizando testes, principalmente nos Estados Unidos, quanto a exibições de anúncios laterais. Para algumas pesquisas esporádicas os anúncios laterais não apareciam, somente no topo, com um adicional: ao invés três resultados, foi acrescentado mais um.

No final de fevereiro de 2016 a Google confirmou a mudança e oficialmente, dependendo da competitividade das palavras-chave, os quatro primeiros links são anúncios Adwords e não exibe os resultados patrocinados nas laterais. Muitas vezes os usuários encontrarão espaços em branco, mas as intenções da Google é priorizar e destacar outros tipos de conteúdos, como mais itens do Google Shopping, empresas locais, conteúdos verticais - informações adicionais sobre diversos temas rastreados de fontes diversas, como significados de palavras, históricos de bandas e políticos, dados estatísticos sobre cidades, entre outros.

Consequências práticas com o fim dos anúncios laterais do Adwords


Esse novo modelo força os resultados orgânicos para baixo, muitas vezes abaixo da primeira dobra de página. No marketing de busca o principal impacto é justamente empurrar as pesquisas orgânicas lá para baixo. Logo pesquisei sobre o assunto e chego a conclusão de que SEO ganha ainda mais evidência, afinal, a primeira página de resultados de pesquisas se torna ainda mais competitiva e a única maneira de não depender demais do Adwords é obter bons resultados orgânicos.

Nunca é demais lembrar que mais da metade dos internautas sabem a diferença entre resultados patrocinados e orgânicos, e muitos confiam mais nos orgânicos, principalmente pela qualidade dos conteúdos e a relevância. Boa parte acredita, inclusive, que as empresas que aparecem nas primeiras posições orgânicas são líderes de mercado, e nem sempre é assim. Por experiência própria, na maioria dos segmentos, as taxas de conversões e vendas oriundas de acessos orgânicos são maiores do que os acessos pagos e mesmo com o novo formato de resultado acho difícil alterar esse retrospecto.

"É fácil concluir que SEO ganha mais importância ainda para uma lista de resultados tão competitivos".

Geolocalização têm mais influência


Algo que notei logo após essas mudanças é que o Google está dando mais destaque para resultados locais. Exibe com maior ênfase empresas consideradas mais relevantes próximas ao local onde pesquisador está localizado. Os dados são fornecidos pelos cadastros do Google Meu Negócio, um diretório de empresas da companhia. O que mais chama atenção são as palavras-chave que acionam tais empresas. São termos de pesquisas de alto nível e com intenções de buscas para serviços. Vamos a um exemplo.

Exemplo de um resultado de empresa para importante palavra-chave
Palavra-chave de qualidade aciona uma empresa local

As estratégias da otimização local devem ser vistas com mais carinho. Um bom cadastro precisa ter título de alta qualidade (não se restringe a ter apenas o nome da empresa), informações mais atualizadas, avaiações de usuários, descrições persuasivas, entre outros. É possível dar mais qualidade aos cadastros para obter a relevância necessária para que determinada empresa apareça com destaque.

Investir em Adwords ficará mais caro?


Qualquer afirmação sobre isso é, no momento, especulação. É muito difícil afirmar sem resultados práticos se o custo por clique (CPC) se tornará mais caro. Dependendo do ponto de vista, podemos concluir que sim, levando em consideração que há menos links patrocinados nos resultados de pesquisa. São aproximadamente quatro links no topo e mais três no final da página. Com o fim dos anúncios laterais do Adwords, o número total de links patrocinados caiu. Isso culmina, em tese, maior competitividade para aparecer na primeira página de resultados. Isso reforça na importância de investir no Índice de Qualidade das campanhas, com páginas de destino estratégicas, textos publicitários persuasivos ao ponto de aumentar o CTR (Taxa de Cliques sob Impressões).

Mas em contrapartida, haverá mais resultados do Google Shopping. Isso é bom para lojas virtuais, mas talvez seja com complicado e tanto para prestadores de serviços.

Não descarto a hipótese da Google monetizar mais os resultados destacados de empresas. Lembra do exemplo anterior que dei? Talvez não seja uma exclusividade orgânica mas um item importante do patrocinado, pois a gigante de buscas jamais dá "um ponto sem nó", não é mesmo?

Comentários

Popular Posts

Principais ações de marketing digital para loja de colchões online

Com a pandemia do novo coronavírus, algumas lojas online se destacam a depender do segmento. As pessoas não podiam mais ir ao shopping ou no centro da cidade em busca de produtos, logo, as lojas virtuais se tornaram aliadas ao consumidor. Um segmento que se destacou foi a de colchões. As lojas virtuais desse nicho de mercado registram aumento nas vendas e nas buscas. Isso mesmo, lá no Google, as pessoas passaram a pesquisar mais sobre colchões de diversos tipos.  A loja NetSono realiza projeto de marketing digital com a agência K2 há certo tempo. Nesse artigo, vamos discutir algumas ações eficazes que foram capazes de aproveitar o momento sombrio do mercado como um todo. Marketing no Google Muitos estrategistas esquecem de um detalhe muito importante: qual é a qualidade da página de destino que os anúncios enviam o potencial cliente? Identificamos vários problemas estruturais no site. Por exemplo, não havia subcategorias com nicho mais específico, como colchão para crianças, colchão ca

Texto para loja online - e-commerce

Assuntos deste artigo: - Texto de apresentação para loja virtual - Conteúdo para categorias e descrições de produtos - Texto pronto, bem, depende do uso. Cuidado com conteúdo duplicado - Qual melhor texto para divulgação da loja virtual em canais externos? - O grande problema hoje é conteúdo duplicado - Tipos de páginas da sua loja virtual 1 - Como fazer texto de apresentação para loja virtual O primeiro visitante do seu site precisa conhecer mais detalhes do seu negócio. Não adianta ter bom layout, produto bom e qualidade no atendimento. Acredite, não menospreze os conteúdos de apresentação do e-commerce, pois usuários buscam informações mais importantes da história da sua empresa, há quanto tempo está no mercado, dados de contato e localização para pesquisar a respeito do seu negócio. E quais tipos de conteúdo de apresentação sua loja virtual precisa ter? Vamos começar com o famoso Quem Somos Comece com uma história impressionante, e toda empresa tem uma boa hist

Links em fórum de discussão são ruins?

A cada ano surgem debates e mais debates sobre o uso de técnicas de link building na web. De fato, algumas ações davam certo, mas atualmente após tantas mudanças no algoritmo do Google muitas coisas de criação de links não funcionam. Isso é bom, por que ajuda a combater spam e ações maliciosas de muitos webmasters e analistas de SEO que fazem de tudo para obter relevâncias no Google.