Pular para o conteúdo principal

Facebook para negócios com SEO na rede social


O Facebook anunciou uma grande novidade que irá atender uma das principais reclamações dos usuários da rede social e poderá ajudar na geração de novos negócios. Em breve, será liberado uma funcionalidade de busca universal chamada Search FYI, oferecendo links de postagens públicas de outras pessoas ou páginas.

Hoje, quando um usuário pesquisa dentro da rede social sobre algum assunto é possível encontrar principalmente sugestões de grupos, fan pages ou perfis. A proposta do Facebook é sugerir também notícias e postagens públicas de pessoas e páginas não seguidas pelo pesquisador.

São registradas aproximadamente 1,5 bilhão de buscas todos os dias dentro do sistema. Um número muito expressivo que pode tornar a rede social uma concorrente ainda mais direto do Google, afinal, os usuários não estão usando as mídias sociais apenas para seguir pessoas, mas encontrar conteúdos relevantes para elas.

Vai ser ótimo para negócios online


Essa mudança aumentará a abrangência de conteúdos e consequentemente a visibilidade e audiência para o seu negócio. O conceito básico de SEO (Otimização de Sites para Mecanismos de Pesquisas) é otimizar um site inteiro ou um conteúdo para que sejam compreendidos e bem posicionados nos resultados do Google e Bing. Esse conceito certamente será discutido também para obter melhores posições e sugestões orgânicas nas pesquisas realizadas dentro da rede social.

Nova oportunidade para SEO: dentro do Facebook


Pensar que é possível otimizar cada postagem para que apareça em pesquisas dentro da rede social é algo sensacional, pois unifica estratégias de analistas de mídias sociais com SEO, buscando produção de conteúdo de melhor qualidade e assim abre novas oportunidades de marketing e negócios.

Objetivos de SEO no Facebook para negócios


  1. Aumentar seguidores e curtidas na fan page de sua empresa. Se as suas postagens forem bem relacionadas com as palavras-chave utilizadas pelos usuários, o engajamento será muito grande.
  2. Será possível engajar sua marca com mais facilidade.
  3. Boas posições nos resultados de pesquisas do Facebook possibilitarão melhores investimentos em Facebook Ads, pois o anunciante poderá impulsionar as postagens que não conseguem boas posições nas pesquisas.
  4. Será possível aumentar curtidas orgânicas.
  5. Maiores possibilidades dos usuários compartilharem conteúdos de sua empresa. 


Como funcionará o Search FYI


Logo após os usuários inserirem palavras-chave no campo de busca, o Facebook irá mostrar as postagens mais populares ou notícias mais recentes e em seguida postagens dos seus amigos ou seguidores, juntamente com sugestões de grupos, perfis e fan pages. Após, apresentará links relacionados, sugerindo postagens públicas indexadas pela rede social.

Olha só que curioso, as sugestões são classificadas de acordo com 200 fatores de pesquisas, uma espécie de algoritmo parecido com o Google. Será possível otimizar cada postagem para ter a melhor posição possível nos resultados de pesquisas públicas do Facebook.

Exemplo do novo resultado de busca do Facebook para negócios


Certamente os usuários vão usar o Facebook para procurar produtos, serviços e conteúdos relevantes e já estou me preparando para uma possível nova demanda para otimização e geração de conteúdos. Sua empresa está preparada para essa mudança? Cuidado, concorrentes podem estar a sua frente. Acompanhe, em breve vou abrir novas oportunidades de SEO para que sua empresa possa aparecer para um universo ainda maior de usuários, tanto no Google e agora também no Facebook para negócios.

Comentários

Popular Posts

Principais ações de marketing digital para loja de colchões online

Com a pandemia do novo coronavírus, algumas lojas online se destacam a depender do segmento. As pessoas não podiam mais ir ao shopping ou no centro da cidade em busca de produtos, logo, as lojas virtuais se tornaram aliadas ao consumidor. Um segmento que se destacou foi a de colchões. As lojas virtuais desse nicho de mercado registram aumento nas vendas e nas buscas. Isso mesmo, lá no Google, as pessoas passaram a pesquisar mais sobre colchões de diversos tipos.  A loja NetSono realiza projeto de marketing digital com a agência K2 há certo tempo. Nesse artigo, vamos discutir algumas ações eficazes que foram capazes de aproveitar o momento sombrio do mercado como um todo. Marketing no Google Muitos estrategistas esquecem de um detalhe muito importante: qual é a qualidade da página de destino que os anúncios enviam o potencial cliente? Identificamos vários problemas estruturais no site. Por exemplo, não havia subcategorias com nicho mais específico, como colchão para crianças, colchão ca

Texto para loja online - e-commerce

Assuntos deste artigo: - Texto de apresentação para loja virtual - Conteúdo para categorias e descrições de produtos - Texto pronto, bem, depende do uso. Cuidado com conteúdo duplicado - Qual melhor texto para divulgação da loja virtual em canais externos? - O grande problema hoje é conteúdo duplicado - Tipos de páginas da sua loja virtual 1 - Como fazer texto de apresentação para loja virtual O primeiro visitante do seu site precisa conhecer mais detalhes do seu negócio. Não adianta ter bom layout, produto bom e qualidade no atendimento. Acredite, não menospreze os conteúdos de apresentação do e-commerce, pois usuários buscam informações mais importantes da história da sua empresa, há quanto tempo está no mercado, dados de contato e localização para pesquisar a respeito do seu negócio. E quais tipos de conteúdo de apresentação sua loja virtual precisa ter? Vamos começar com o famoso Quem Somos Comece com uma história impressionante, e toda empresa tem uma boa hist

Links em fórum de discussão são ruins?

A cada ano surgem debates e mais debates sobre o uso de técnicas de link building na web. De fato, algumas ações davam certo, mas atualmente após tantas mudanças no algoritmo do Google muitas coisas de criação de links não funcionam. Isso é bom, por que ajuda a combater spam e ações maliciosas de muitos webmasters e analistas de SEO que fazem de tudo para obter relevâncias no Google.