Pular para o conteúdo principal

HTTPS Google usa para classificação

Uma grande novidade para quem trabalha com otimização ou se preocupa com o SEO do seu negócio online. Segundo divulgação oficial do Google, compartilhada pelo funcionário da empresa no Brasil, o Diogo Botelho, o uso de HTTPS vai ser mais um dos critérios de classificação nos resultados de busca.


De acordo com a empresa, é muito importante oferecer para os usuários navegação segura e criptografada para evitar problemas de roubo de dados, entre outros. Sendo assim, é importante ser exibido no resultado sites que oferecem uma navegação segura.

Na prática de SEO, o que muda?


Muita coisa. É comum atualmente bloquear o acesso dos robôs de busca para páginas com versões HTTPS Google por que de certa forma elas são iguais a outras versões do site. Bloquear elas evitaria a indexação de conteúdos duplicados.

Sendo assim, haverá uma inversão de valores. Provavelmente para mostrar de forma correta para o Google que seu site trabalha com sistema de criptografia mas com cuidado para que as versões HTTP (não criptografado) sejam vistas como conteúdos duplicados.


  • Canonical com referência para versões HTTPS
Nas páginas com protocolo HTTP deverá ter no código head um canonical indicando a mesma página mas com a versão para HTTPS. Isso indicaria que caso o Google venha a capturas versão sem criptografia, deverá saber que há a versão HTTPS e essa deve ser considerada a página "original". Por exemplo.

Numa URL http://www.seusite.com.br/pagina-de-produtos.html deverá ter na seção head o seguinte comando

<link rel="canonical" href="https://www.seusite.com.br/pagina-de-produtos.html" />

  • Redirecionamentos 301
Uma outra maneira interessante para mostrar ao Google que seu site oferece apenas versões seguras de navegação é criar no servidor redirecionamentos automáticos das versões HTTP para HTTPS. Ou seja, se tentar acessar a página http://www.seusite.com.br/pagina-de-produtos.html o usuário seria automaticamente redirecionado para a mesma página mas em sua versão segura https://www.seusite.com.br/pagina-de-produtos.html.

Obviamente que o redirecionamento seria compreendido pelo robô de busca e nenhuma página não criptografada seria indexada ou guardada pelo Google.


Foto do jornalista Paulo Augusto Sebin na postagem HTTPS Google usa para classificação.
Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.

Comentários

Popular Posts

Livro do Google Plus relata importância do +1

O Livro do Google Plus conta como usar a rede social em prol para empresas O autor Alexandre Nunes escreveu um livro ebook muito interessante para quem trabalha com marketing digital. Está disponível para download gratuito um livro do Google Plus. Logo quando o Facebook começou a ganhar relevância, muitos autores abordaram temas de como usar marketing no Facebook.  Com o crescimento impressionante da rede social do Google, já há escritores e teóricos da comunicação analisando o comportamento e oportunidades de negócios também com +1.

Principais ações de marketing digital para loja de colchões online

Com a pandemia do novo coronavírus, algumas lojas online se destacam a depender do segmento. As pessoas não podiam mais ir ao shopping ou no centro da cidade em busca de produtos, logo, as lojas virtuais se tornaram aliadas ao consumidor. Um segmento que se destacou foi a de colchões. As lojas virtuais desse nicho de mercado registram aumento nas vendas e nas buscas. Isso mesmo, lá no Google, as pessoas passaram a pesquisar mais sobre colchões de diversos tipos.  A loja NetSono realiza projeto de marketing digital com a agência K2 há certo tempo. Nesse artigo, vamos discutir algumas ações eficazes que foram capazes de aproveitar o momento sombrio do mercado como um todo. Marketing no Google Muitos estrategistas esquecem de um detalhe muito importante: qual é a qualidade da página de destino que os anúncios enviam o potencial cliente? Identificamos vários problemas estruturais no site. Por exemplo, não havia subcategorias com nicho mais específico, como colchão para crianças, colchã...

Palestra sobre profissões do futuro - Colégio Marista

Em maio de 2018, eu, Paulo Sebin, analista de SEO, participei do evento Rodada de Profissões, promovido pelo Colégio Marista de Londrina. Na ocasião mostrei para diversos alunos da instituição como foi meu processo de formação no jornalismo, como a profissão me ajudou a caminhar para o marketing digital e claro, a me tornar um dos mais experientes analistas de SEO do Brasil. Apresentação Mencionei como professores do ensino médio e também do curso de jornalismo foram fundamentais para minha formação. Contei a história do surgimento de um jornal impresso para a categoria lotérica de Londrina Como comecei a me especializar no marketing digital A minha entrada na agência K2 Primeiros contatos com SEO Carregando…