Uma grande novidade para quem trabalha com otimização ou se preocupa com o SEO do seu negócio online. Segundo divulgação oficial do Google, compartilhada pelo funcionário da empresa no Brasil, o Diogo Botelho, o uso de HTTPS vai ser mais um dos critérios de classificação nos resultados de busca.
De acordo com a empresa, é muito importante oferecer para os usuários navegação segura e criptografada para evitar problemas de roubo de dados, entre outros. Sendo assim, é importante ser exibido no resultado sites que oferecem uma navegação segura.
Muita coisa. É comum atualmente bloquear o acesso dos robôs de busca para páginas com versões HTTPS Google por que de certa forma elas são iguais a outras versões do site. Bloquear elas evitaria a indexação de conteúdos duplicados.
Sendo assim, haverá uma inversão de valores. Provavelmente para mostrar de forma correta para o Google que seu site trabalha com sistema de criptografia mas com cuidado para que as versões HTTP (não criptografado) sejam vistas como conteúdos duplicados.
De acordo com a empresa, é muito importante oferecer para os usuários navegação segura e criptografada para evitar problemas de roubo de dados, entre outros. Sendo assim, é importante ser exibido no resultado sites que oferecem uma navegação segura.
Na prática de SEO, o que muda?
Sendo assim, haverá uma inversão de valores. Provavelmente para mostrar de forma correta para o Google que seu site trabalha com sistema de criptografia mas com cuidado para que as versões HTTP (não criptografado) sejam vistas como conteúdos duplicados.
- Canonical com referência para versões HTTPS
Nas páginas com protocolo HTTP deverá ter no código head um canonical indicando a mesma página mas com a versão para HTTPS. Isso indicaria que caso o Google venha a capturas versão sem criptografia, deverá saber que há a versão HTTPS e essa deve ser considerada a página "original". Por exemplo.
Numa URL http://www.seusite.com.br/pagina-de-produtos.html deverá ter na seção head o seguinte comando
<link rel="canonical" href="https://www.seusite.com.br/pagina-de-produtos.html" />
- Redirecionamentos 301
Uma outra maneira interessante para mostrar ao Google que seu site oferece apenas versões seguras de navegação é criar no servidor redirecionamentos automáticos das versões HTTP para HTTPS. Ou seja, se tentar acessar a página http://www.seusite.com.br/pagina-de-produtos.html o usuário seria automaticamente redirecionado para a mesma página mas em sua versão segura https://www.seusite.com.br/pagina-de-produtos.html.
Obviamente que o redirecionamento seria compreendido pelo robô de busca e nenhuma página não criptografada seria indexada ou guardada pelo Google.
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