O Google Academy é um projeto lançado no início de 2014 que visa dar dicas essenciais de como criar site de alta qualidade e principalmente amigável para Google. As instruções se dividem em três módulos:
Para quem se preocupa com SEO, principalmente aqueles que pretendem lançar novo site ou blog, é importante saber como criar um website de qualidade. A escolha de uma plataforma amigável é o primeiro e importante passo. É o que digo sempre para clientes e interessados em otimização. A primeira recomendação é escolher plataforma que facilite ações de SEO. Para lojas virtuais recomendo o Magento, para blogs comerciais ou profissionais, ou ainda site institucional e de serviços, recomendo o Wordpress.
Abaixo estão algumas dicas de como fazer conteúdo rei de verdade. São dicas, mas é preciso sempre que um analista de SEO verifique a quantidade e qualidade das palavras-chave e até mesmo a disposiçaõ delas.
- Crie um site de qualidade
- Saiba como o Google entende o seu site
- Comunidade com o Google
Módulo 1: Como criar site para Google com alta qualidade?
Para quem se preocupa com SEO, principalmente aqueles que pretendem lançar novo site ou blog, é importante saber como criar um website de qualidade. A escolha de uma plataforma amigável é o primeiro e importante passo. É o que digo sempre para clientes e interessados em otimização. A primeira recomendação é escolher plataforma que facilite ações de SEO. Para lojas virtuais recomendo o Magento, para blogs comerciais ou profissionais, ou ainda site institucional e de serviços, recomendo o Wordpress.
1.1 - Configure corretamente um novo site
Primeiramente escolha um nome de domínio de qualidade. Um bom domínio precisa seguir as recomendações:
- Descritiva: Pense sobre o nome da sua empresa e do conteúdo que você vai colocar no seu site. O nome de domínio é uma das primeiras coisas que as pessoas identificam para saber aproximadamente o tipo de conteúdo que o site vai apresentar.
- Que seja fácil de lembrar: Mantenha o nome de domínio curto e simples. Se é longo e complicado, vai ser difícil para as pessoas se lembrem de endereço e isso implica a não visitar diretamente.
- Adaptável: Um nome de domínio precisa ser fácil para adaptar a novas publicações ou publicações secundárias. Supondo que o nome de sua empresa seja Lotérica Sortuda (lotericasortuda.com), talvez seja necessário criar um site voltado para quem busca só Mega Sena, então poderia criar um site novo de alta qualidade com o domínio lotericasortudamegasena.com.
Escolha um provedor de alta qualidade para hospedar arquivos de seu site
Minha experiência em SEO confirma que não adianta contratar planos básicos de hospedagem, principalmente de empresas pouco conhecidas. Se você pretende contratar serviço de SEO, tenha em mente que será necessário ter um bom plano de hospedagem e tráfego, por que inevitavelmente vai aumentar os acessos e vai exigir muito esforço de banco de dados e memórias de servidores.
Muitas empresas oferecem registro de nome de domínio e serviços de hospedagem para que você possa escolher o seu nome de domínio e hospedar seu site. Existem muitas empresas e opções de pacote disponíveis para certificar-se pesquisar cuidadosamente antes de fazer sua seleção. Eu recomendo duas empresas no Brasil: Locaweb e Uol Host, porém, há muitos outros em nosso mercado que oferecem serviços de alto nível. Pesquise cuidadosamente.
Na hora de pesquisar, anote os pontos mais importantes para comparar o serviço:
- Uptime: É a quantidade de servidores de tempo pertencentes a seu provedor de hospedagem estão funcionando. Qualquer provedor de hospedagem pode ir para baixo algumas vezes, mas você quer encontrar um fornecedor com muito pouco tempo de inatividade para que os visitantes quase sempre pode ver o seu site.
- Banda larga: Largura de banda mostra a quantidade de dados do seu site pode enviar para o resto da internet e determina a quantidade de tráfego do seu site pode suportar. Algumas empresas limitam essa capacidade dependendo do plano escolhido, já outras ofertam banda larga ilimitada.
- Segurança: Certifique-se, pesquisando muito e questionando a empresa sobre as garantias de o seu site está protegido contra perigos externos, como ataques de hackers ou descobertas de redes. Entender se o suporte será oferecido quando um problema de segurança surgir, tais como se o site é invadido ou infectado por malware.
- Atendimento ao Cliente: Se algo der errado com o seu site, você vai querer um bom suporte ao cliente para resolver qualquer problema rapidamente. Lembrando que para SEO quanto mais tempo ou vezes seu site sair do ar, pior é, por que o Googlebot pode entender como baixa qualidade.
- Sistema é fácil de usar? Certifique-se que a plataforma do usuário é intuitiva e fácil de usar para as suas necessidades. Se você estiver criando um site mesmo, é mais fácil para começar ou você precisa ter conhecimentos de configuração avançada?
- Serviços e recursos adicionais: Verifique se o provedor de hospedagem oferece as coisas que seu site pode precisar, como contas de e-mail ou certificados SSL para uma loja online.
Outro detalhe interessante na hora de saber como criar uma publicação online é que há serviços que oferecem instaladores fáceis de gerenciadores de conteúdos, como o Joomla e Wordpress. Esse recurso pode ser útil para quem não tiver experiência em instalações e configurações/vinculações com banco de dados.
1.2 - Identifique seu público alvo
Criar site para ser amigável às pesquisas é sempre desafiador, ainda mais com qualidade e amigável para Google. Mas antes de fazer com qualidade, bom layout, após definir a hospedagem, é preciso saber qual é o seu público alvo e como as pessoas poderiam encontrar seus serviços, produtos e conteúdos nos resultados de busca.
Para isso, deve-se utilizar a ferramenta Google Trends. Com ela, você consegue pesquisar como as pessoas buscam o conteúdo relacionado a você. Um analista de SEO sempre faz pesquisa de palavras-chave, usando outras ferramentas importantes. Ao digitar um termo de interesse, mostra índices desde 2004 até hoje e também mostra termos variáveis. Exemplo: se colocar o termo "comprar na China", termos semelhantes que são buscados pelos usuários aparecerão, como importados da China, produtos importados, entre outros. Também é possível identificar em quais países ou regiões esse termo analisado é mais requisitado pelos usuários do Google.
Outra dica é usar a ferramenta Planejador de Palavras-chave no Google Adwords. Mostra lista de termos e o quanto as empresas anunciam para comprar palavras-chave para serem exibidas nos resultados de links patrocinados.
Outra dica é usar a ferramenta Planejador de Palavras-chave no Google Adwords. Mostra lista de termos e o quanto as empresas anunciam para comprar palavras-chave para serem exibidas nos resultados de links patrocinados.
1.3 - Conteúdo é rei, então, capriche!
Em SEO é de fundamental importância que o conteúdo seja de alta qualidade e o primeiro passo para conseguir isso é fazer conteúdo original. Isso significa que cada página de seu site deve ter imagens, textos e outras informações exclusivas, onde nenhuma outra publicação concorrente possua. Isso aumenta a chance do usuário se apaixonar pelo seu website e quem sabe até criar e compartilhar links por aí.Abaixo estão algumas dicas de como fazer conteúdo rei de verdade. São dicas, mas é preciso sempre que um analista de SEO verifique a quantidade e qualidade das palavras-chave e até mesmo a disposiçaõ delas.
- Deve ser útil e informativo: Se está lançando site de uma revendedora de gás de cozinha, você pode incluir a localização, horário de funcionamento, informações de contato, menu, e um blog para compartilhar eventos futuros e notícias sobre a sua empresa ou nicho. Mas é claro que nesse blog não ai copiar conteúdos dos outros.
- A diferença tem que ser você: Caso produza um texto que fale sobre Otimização de Sites, por exemplo, certifique-se o seu artigo fornece mais valor ou uma perspectiva diferente do que os demais textos e artigos disponíveis na web sobre o assunto.
- Não seja egoísta: Compartilhe informações úteis. Se você colocar no texto dados de outro conteúdo, crie link da fonte original. Também indique outras fontes de leituras associadas colocando links externos.
- Só texto é chato: Envola seus leitores. Não ofereça apenas textos, mas ilustre com imagens, produza infográficos, vídeos, slides, e tudo mais. Dê oportunidade para que usuários interaja com você por meio de comentários e botões de redes sociais.
1.4 - Site ideal para o Google deve ser acima de tudo organizado
Imagine um guarda roupa compartilhado entre dois casais. Agora pense em guardar as calças masculinas e femininas misturadas entre as portas e gavetas. Fica mais difícil encontrar as roupas apropriadas. O certo é que as roupas masculinas fiquem de um lado e femininas do outro. Com a organização de arquivos do site é a mesma coisa. Reúna todas as imagens em uma única pasta, assim como arquivos de blog, Java Script, CSS, Login, entre outras seções. Isso facilita o rastreamento por parte do Googlebot.
É muito chato entrar em um site e não encontrar o que busca. Geralmente isso se deve a uma falta de organização na navegação. Se questione: o menu apresenta todas as opções de busca? A busca interna do site está funcionando corretamente? Os produtos podem ser encontrados com no máximo 3 cliques? Há mutas categorias? Se as respostas forem negativas, é hora de mudar.
Use a barra de navegação para indicar o usuário onde ele está situado na navegação. Uma barra de navegação é parecida como essa e geralmente fica no topo da página.
Início > Categoria 1 > Categoria 2 > Nome do produto, artigo ou página (cada item com link correspondente, exceto a última opção).
URL amigável
Sinto raiva imensa quando entre em uma página e a URL não informa nada, contém códigos horríveis, como www.seusite.com/produto.php?id=15875698742&dir=3332
A URL precisa ser descritiva, com palavras que codizem ao conteúdo ofertado. A estrutura das URL´s são importantes para o Google entender melhor do que está falando.
1.5 - Dê atenção especial para quem usa navegação móvel
Ao longo dos anos cresce em todo o mundo e também no Brasil a compra de smartphones e tablets. Sendo assim, seu site precisa ter uma versão exclusiva de navegação facilitada para quem usa a internet desses aparelhos.
Apesar das versões exclusivas, programadores e até profissionais de SEO cometem erros graves. Os mais comuns são conteúdos que simplesmente não funcionam nas versões "mobile". Vídeos, slides, menus são comuns não se adaptarem nos celulares.
Outro erro terrível é oferecer o mesmo conteúdo para versões desktop e mobile. Para isso, é necessário colocar no código indicativos de que há mesmas páginas mas para versões diferentes.
Geralmente a URL é diferente. Exemplo:
Supondo que a página de um artigo seja seusite.com/artigo-de-exemplo.html e que haja versão mobile em m.seusite.com/artigo-de-exemplo.html. É o mesmo conteúdo mas em URL´s diferentes, sendo o primeiro para desktop e outro para acessos móveis.
- Na versão desktop, dentro de "head", insira o seguinte código: <link rel="alternate" href="m.seusite.com/artigo-de-exemplo.html" > - isso indica para o Google que há o mesmo conteúdo mas em outra versão.
- Na versão mobile, coloque na seção head o código canonical: <link rel="canonical" seusite.com/artigo-de-exemplo.html > - isso indica para o Googlebot Mobile que a URL principal e original do conteúdo está na versão desktop, evitando duplicidade.
- Na versão desktop, dentro de "head", insira o seguinte código: <link rel="alternate" href="m.seusite.com/artigo-de-exemplo.html" > - isso indica para o Google que há o mesmo conteúdo mas em outra versão.
- Na versão mobile, coloque na seção head o código canonical: <link rel="canonical" seusite.com/artigo-de-exemplo.html > - isso indica para o Googlebot Mobile que a URL principal e original do conteúdo está na versão desktop, evitando duplicidade.
Esse conteúdo é uma tradução do Google Academy e também conta com informações adicionais de Paulo Sebin.
Comentários
Postar um comentário