Pular para o conteúdo principal

Dois lados de Link Building para SEO

Qualquer profissional de SEO que visa colocar site no Google para resultados orgânicos em posições favoráveis, sempre usou técnicas de link building. Apesar de ser uma estratégia ótima, a partir do segundo semestre de 2013 alguns cuidados devem ser tomados para que o efeito não seja indesejado.

Conheça a estratégia de Link Building

O link building é uma das melhores estratégias de SEO
Esse termo surgiu logo que começaram as discussões sobre SEO, as famosas otimizações para melhorar posicionamentos nos mecanismos de buscas. Segundo pesquisas e até experiências entre profissionais de SEO, entre eles, eu mesmo, a construção de links na web é um dos pontos mais importantes nas estratégias de SEO.

Link Building é uma técnica que visa pesquisar locais de alta qualidade para divulgar link de seu site. Atualmente, diretórios de sites, diretórios de links e alguns diretórios de artigos não são bem vistos pelo Google. As principais fontes para geração de backlinks são fóruns, artigos, postagens em blogs, classificados online, redes sociais, como o Google+, entre outros. 


Mas o link building é uma arte. O profissional que dispara a criação de links em qualquer lugar, sem uma prévia análise e pesquisa, comete um erro tão cruel que muitos projetos resultam em punições por parte do Google.

Ao usar fóruns, por exemplo, o ideal é pesquisar sempre postagens relacionadas aos conteúdos do site. Seu uso deve ser com moderação. O mesmo podemos falar de diretórios de artigos. Jamais divulgue o mesmo artigo para diversos diretórios. Importante usar o tempo para criar conteúdos diferenciados. 

Conteúdo é a melhor opção


As pessoas gostam de compartilhar ideias e conteúdos. Se seu site possui textos diferenciados, vídeos inéditos, infográficos curiosos, certamente vão divulgar nas redes sociais, blogs pessoais e até mencionar em fóruns e comentários. A primeira coisa que é preciso ter em mente são os conteúdos ofertados.

Não custa nada encontrar blogueiros que falam dos assuntos relacionados ao tema de seu site e entrar em contato avisando sobre seu conteúdos, que pode ser interessante. Também é válido criar infográficos inéditos e divulgar nas redes sociais. Há milhões de pessoas que também são produtoras de conteúdos.

Exatamente por isso que Matt Cutts não considera ações de link building como spam, desde que você ofereça conteúdos de qualidade e oferte para que os produtores de conteúdos, como blogueiros, sites noticiosos e participantes de fóruns escolham por livre vontade o compartilhamento de seus links. A consultoria de SEO precisa ter essa qualidade e ação estratégica para atender as regras dos buscadores.



Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.

Comentários

Popular Posts

Principais ações de marketing digital para loja de colchões online

Com a pandemia do novo coronavírus, algumas lojas online se destacam a depender do segmento. As pessoas não podiam mais ir ao shopping ou no centro da cidade em busca de produtos, logo, as lojas virtuais se tornaram aliadas ao consumidor. Um segmento que se destacou foi a de colchões. As lojas virtuais desse nicho de mercado registram aumento nas vendas e nas buscas. Isso mesmo, lá no Google, as pessoas passaram a pesquisar mais sobre colchões de diversos tipos.  A loja NetSono realiza projeto de marketing digital com a agência K2 há certo tempo. Nesse artigo, vamos discutir algumas ações eficazes que foram capazes de aproveitar o momento sombrio do mercado como um todo. Marketing no Google Muitos estrategistas esquecem de um detalhe muito importante: qual é a qualidade da página de destino que os anúncios enviam o potencial cliente? Identificamos vários problemas estruturais no site. Por exemplo, não havia subcategorias com nicho mais específico, como colchão para crianças, colchão ca

Texto para loja online - e-commerce

Assuntos deste artigo: - Texto de apresentação para loja virtual - Conteúdo para categorias e descrições de produtos - Texto pronto, bem, depende do uso. Cuidado com conteúdo duplicado - Qual melhor texto para divulgação da loja virtual em canais externos? - O grande problema hoje é conteúdo duplicado - Tipos de páginas da sua loja virtual 1 - Como fazer texto de apresentação para loja virtual O primeiro visitante do seu site precisa conhecer mais detalhes do seu negócio. Não adianta ter bom layout, produto bom e qualidade no atendimento. Acredite, não menospreze os conteúdos de apresentação do e-commerce, pois usuários buscam informações mais importantes da história da sua empresa, há quanto tempo está no mercado, dados de contato e localização para pesquisar a respeito do seu negócio. E quais tipos de conteúdo de apresentação sua loja virtual precisa ter? Vamos começar com o famoso Quem Somos Comece com uma história impressionante, e toda empresa tem uma boa hist

Links em fórum de discussão são ruins?

A cada ano surgem debates e mais debates sobre o uso de técnicas de link building na web. De fato, algumas ações davam certo, mas atualmente após tantas mudanças no algoritmo do Google muitas coisas de criação de links não funcionam. Isso é bom, por que ajuda a combater spam e ações maliciosas de muitos webmasters e analistas de SEO que fazem de tudo para obter relevâncias no Google.