Pular para o conteúdo principal

SEO Facebook é possível com Marketing Redes Sociais

Já ouvi muitos empresários e profissionais de marketing digital dizerem que as estratégias de SEO Facebook são apenas para gerar acessos vindos da rede social, mas que pouca coisa poderia ser feita para que uma Fan Page se posicionasse na primeira página do Google.

O fato é que há algumas ações importantes ao qual facilitam o GoogleBot considerar uma Fan Page relevante. E ter uma página de sua empresa bem listado no Google é tão importante quanto ter a URL de seu website oficial bem colocado nas buscas orgânicas.



Mas afinal, como fazer uma ação de SEO Facebook de qualidade?





Vamos dar informações básicas sobre o assunto. Claro que há outras técnicas de otimização para bons resultados.

Por muito tempo o GoogleBot indexava apenas a página principal de uma Fan Page. Hoje sabe-se que o mecanismo é capaz de pegar comentário de fotos, por exemplo. O princípio para uma boa ação de SEO Facebook é a mesma quando vamos otimizar uma página qualquer de um site.

Vamos partir de um exemplo prático. A palavra chave é "Redes Sociais". Repare que a Fan Page da empresa Exiboo está muito bem colocado no resultado orgânico, o que demonstra bom trabalho de Marketing Redes Sociais. Vamos estudar o caso:

Exemplo de um bom caso de SEO Facebook
Clique na imagem para ampliar exemplo de SEO Facebook - estudo de caso
Como essa empresa conseguiu colocar sua Fan Page aí? Certamente usou muitas técnicas de SEO. Vamos exemplificar apenas algumas delas:

  • URL personalizada
Antes de criar uma Fan Page, é muito importante que a URL tenha a presença de uma palavra-chave importante, aquela ao qual seja o seu foco. Como o objetivo era otimizar a palavra "Redes Sociais", veja que a URL neste caso está como facebook.com/redessociais.smo.seo. Inteligentemente, não?

  • Descrição da empresa precisa ser otimizada
Muita gente escreve uma descrição no Facebook sem inserir uma palavra-chave principal. Essa descrição complementa a página do Face e ajuda o mecanismo entender que tipo de conteúdo oferece. Portanto, se a palavra de nosso exemplo é "Redes Sociais", então a mesma precisa estar presente ao menos duas vezes no texto de descrição de sua Fan Page.


  • Publicação de conteúdo também precisa ser otimizado
Esse é talvez o ponto mais importante para uma boa estratégia de SEO Facebook. Quando compartilhar um link, é importante colocar um texto bem descritivo, com a presença da palavra-chave. Mas isso não pode ser feito para todas as postagens. Em média, para cada 10 postagens, 2 com descrição bem otimizada já é o bastante.

Espero que tenham gostado das dicas. Para as Fan Pages de suas empresa, mais atenção nos conteúdos criados e compartilhados na rede. 


Paulo Sebin trabalha com consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação. Especializado em Marketing Redes Sociais. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.

Comentários

  1. Posso te garantir que não houve seo para essa url aparecer nos índece do google. Apenas é, buscou apareceu. Se busca por uma palavra-chave e a mesma se encontrar na url do face, ela aparece nos índices.
    As url de fã page do facebook aparecem sempre numa pesquisa de forma automática, mesmo sem otimização. Isso porque as url do facebook tem um poder grande para aparecer nos índices do google.
    Minha análise!

    ResponderExcluir
  2. Maycon Lima Zanoni19/02/2013, 07:13

    Cara, nunca pensei nessa questão de fazer SEO para Facebook. Entendi o que a Michelle disse, mas foi apenas um exemplo. Acho que é possivel sim fazer otimização para páginas do Face sim.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo Limanack06/03/2013, 17:51

    Sensacional esse artigo. Eu nunca me preocupei ao postar conteudos na minha fan page e ainda não tinha ouvido falar sobre o termo SEO Facebook. Ótimo profissional vc é hein amigo...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o artigo!
    Mas esse é um assunto muito complexo, ainda há muito para eu ler!

    www.gabixbento.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gabix por ter entrado em contato. Fico feliz que tenha gostado do artigo. De fato é um assunto bem complexo e em breve escreverei mais sobre como otimizar páginas do Facebook para os mecanismos de pesquisas.

      Excluir
  5. Obrigado pelas informações.
    Escrevi um ebook que explica como Rankear no Google Utilizando o facebook, mas o enfoque era para a estratégia do que "pensar" para criar o conteúdo relevante.

    Agora com mais esses ítens, creio que vou utilizar para complementar o ebook.

    Se quiser ver, pode acessar meu site, no blog tem informações sobre o ebook. http://www.marlonrodrigomalachias.com

    Observando as dicas nesse seu post, vi que utilizei intuitivamente algumas delas e realmente dá resultado.

    Eu acrescentaria que para fazer o SEO no facebook, utilize o conhecimento de SEO para o Google ;-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Popular Posts

Principais ações de marketing digital para loja de colchões online

Com a pandemia do novo coronavírus, algumas lojas online se destacam a depender do segmento. As pessoas não podiam mais ir ao shopping ou no centro da cidade em busca de produtos, logo, as lojas virtuais se tornaram aliadas ao consumidor. Um segmento que se destacou foi a de colchões. As lojas virtuais desse nicho de mercado registram aumento nas vendas e nas buscas. Isso mesmo, lá no Google, as pessoas passaram a pesquisar mais sobre colchões de diversos tipos.  A loja NetSono realiza projeto de marketing digital com a agência K2 há certo tempo. Nesse artigo, vamos discutir algumas ações eficazes que foram capazes de aproveitar o momento sombrio do mercado como um todo. Marketing no Google Muitos estrategistas esquecem de um detalhe muito importante: qual é a qualidade da página de destino que os anúncios enviam o potencial cliente? Identificamos vários problemas estruturais no site. Por exemplo, não havia subcategorias com nicho mais específico, como colchão para crianças, colchão ca

Texto para loja online - e-commerce

Assuntos deste artigo: - Texto de apresentação para loja virtual - Conteúdo para categorias e descrições de produtos - Texto pronto, bem, depende do uso. Cuidado com conteúdo duplicado - Qual melhor texto para divulgação da loja virtual em canais externos? - O grande problema hoje é conteúdo duplicado - Tipos de páginas da sua loja virtual 1 - Como fazer texto de apresentação para loja virtual O primeiro visitante do seu site precisa conhecer mais detalhes do seu negócio. Não adianta ter bom layout, produto bom e qualidade no atendimento. Acredite, não menospreze os conteúdos de apresentação do e-commerce, pois usuários buscam informações mais importantes da história da sua empresa, há quanto tempo está no mercado, dados de contato e localização para pesquisar a respeito do seu negócio. E quais tipos de conteúdo de apresentação sua loja virtual precisa ter? Vamos começar com o famoso Quem Somos Comece com uma história impressionante, e toda empresa tem uma boa hist

Links em fórum de discussão são ruins?

A cada ano surgem debates e mais debates sobre o uso de técnicas de link building na web. De fato, algumas ações davam certo, mas atualmente após tantas mudanças no algoritmo do Google muitas coisas de criação de links não funcionam. Isso é bom, por que ajuda a combater spam e ações maliciosas de muitos webmasters e analistas de SEO que fazem de tudo para obter relevâncias no Google.