Pular para o conteúdo principal

Marketing para Facebook: grátis ou pagar?



Uma coisa temos que reconhecer: a maioria dos usuários da internet ou estão realizando pesquisas no Google ou estão compartilhando conteúdos e opiniões nas redes sociais, mais precisamente no Facebook. E nada melhor do investir em marketing digital onde as pessoas estão.

Sabendo disso, desde o primeiro semestre de 2012 houve um aumento super milionário em investimentos de marketing para Facebook. Já são diversas propagandas vinculadas nas páginas da rede social, seja empresas pequenas, médias ou grandes. 

Mas o objetivo deste artigo não focar em como fazer marketing para Facebook criando campanhas na rede social, com banner ou links patrocinados. O meu objetivo é mostrar o quanto é possível fazer um bom marketing para Facebook sem investir nos links patrocinados ou exibições de sua marca na rede. A melhor campanha é a interação com os usuários.


Sendo assim, há diversas agências que oferecem serviços de gerenciamento de redes sociais. Esse tipo de ação, no caso do Facebook, é bem mais barato do que pagar por cliques efetuados na rede social. Recomenda-se ter créditos iniciais estimados em mais de R$1.000,00, por exemplo. 



Abaixo vamos pontuar duas questões: Interação com o público x Custo por Clique

Gerenciamento Redes Sociais é o melhor negócio


  • Trabalhar com conteúdo e usuários por meio de Gerenciamento Redes Sociais


Com baixo investimento, profissionais como jornalistas, realizam o que chamamos de Gerenciamento de Redes Sociais. Esses profissionais (a agência K2 Comunicação onde trabalho oferece esse tipo de serviço) realizam campanhas de interação com os usuários, oferecem serviços e produtos sem forçar em marketing agressivo, aumenta o número de usuários seguidores de Fan Pages. Cria uma relação íntima entre a empresa e os usuários do Facebook.

Esse tipo de ação em marketing para Facebook é muito melhor, devido ao investimento e retorno.

  • Trabalhar com propagandas no Facebook

Não podemos dizer que não há retorno realizando investimentos em propagandas no Facebook. Os banners ou links patrocinados são bons para atrair o usuário. Entretanto dificlmente cria, dependendo das campanhas, uma relação de amizade com o usuário. 

Mas o ponto mais importante são os investimentos. Se sua empresa não possui profissionais para criação de artes e monitoramento das campanhas e investimentos de palavras-chave, já vai precisar contratar uma agência especializada em anunciar no Facebook.

Além, será necessário investir na exibição das propagandas. O empresário paga por clique. E uma coisa é certa: em um único dia, há centenas de cliques, gerando alto custo em marketing. Depende muito da eficiência da campanha para obter taxa de conversão favorável.

O que é melhor: investir em marketing para Facebook com gerenciamento de redes sociais feito por profissionais da comunicação ou criar links patrocinados dentro da rede social? Nossa solução é gerenciar redes sociais.




Paulo Sebin trabalha com consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.

Comentários

Popular Posts

Livro do Google Plus relata importância do +1

O Livro do Google Plus conta como usar a rede social em prol para empresas O autor Alexandre Nunes escreveu um livro ebook muito interessante para quem trabalha com marketing digital. Está disponível para download gratuito um livro do Google Plus. Logo quando o Facebook começou a ganhar relevância, muitos autores abordaram temas de como usar marketing no Facebook.  Com o crescimento impressionante da rede social do Google, já há escritores e teóricos da comunicação analisando o comportamento e oportunidades de negócios também com +1.

Principais ações de marketing digital para loja de colchões online

Com a pandemia do novo coronavírus, algumas lojas online se destacam a depender do segmento. As pessoas não podiam mais ir ao shopping ou no centro da cidade em busca de produtos, logo, as lojas virtuais se tornaram aliadas ao consumidor. Um segmento que se destacou foi a de colchões. As lojas virtuais desse nicho de mercado registram aumento nas vendas e nas buscas. Isso mesmo, lá no Google, as pessoas passaram a pesquisar mais sobre colchões de diversos tipos.  A loja NetSono realiza projeto de marketing digital com a agência K2 há certo tempo. Nesse artigo, vamos discutir algumas ações eficazes que foram capazes de aproveitar o momento sombrio do mercado como um todo. Marketing no Google Muitos estrategistas esquecem de um detalhe muito importante: qual é a qualidade da página de destino que os anúncios enviam o potencial cliente? Identificamos vários problemas estruturais no site. Por exemplo, não havia subcategorias com nicho mais específico, como colchão para crianças, colchã...

Palestra sobre profissões do futuro - Colégio Marista

Em maio de 2018, eu, Paulo Sebin, analista de SEO, participei do evento Rodada de Profissões, promovido pelo Colégio Marista de Londrina. Na ocasião mostrei para diversos alunos da instituição como foi meu processo de formação no jornalismo, como a profissão me ajudou a caminhar para o marketing digital e claro, a me tornar um dos mais experientes analistas de SEO do Brasil. Apresentação Mencionei como professores do ensino médio e também do curso de jornalismo foram fundamentais para minha formação. Contei a história do surgimento de um jornal impresso para a categoria lotérica de Londrina Como comecei a me especializar no marketing digital A minha entrada na agência K2 Primeiros contatos com SEO Carregando…